Marcação de Consulta

WhatsApp
61 99249-9312
ou Telefone
61 3562-5763

Horário de Atendimento

Segunda à Sexta
09h às 12h e 14h às 18h 

Reconstrução mamária

O câncer de mama é o segundo câncer mais incidente nas mulheres

O câncer de mama é o segundo câncer mais incidente nas mulheres. O diagnóstico precoce é muito importante para o tratamento. A retirada total das mamas é indicada em todos os casos. Mas se for necessário à retirada total das mamas (mastectomia), a cirurgia plástica pode reparar o defeito gerado pela cirurgia oncológica fornecendo excelentes resultados.

Prevenção é a palavra mágica para as mulheres. A prevenção primária visa evitar a formação do câncer e consiste em evitar: excesso de peso, sedentarismo, alimentos gordurosos e ingestão de álcool em excesso. A prevenção secundária visa o diagnóstico precoce da doença e isto é possível com a realização regular do exame de mamografia aos 35 anos a anualmente após os 40 anos de idade. Na fase pré-clínica do câncer, os tumores mamários detectados pela mamografia, as taxas de cura são quase de 90%. Essa informação deve ser a principal motivação para as mulheres fazerem o exame mamográfico de rotina.

O auto exame deve ser realizado pela mulher mensalmente após a menstruação podendo identificar tumores a partir de 3 cm de diâmetro.

A cirurgia plástica tem um papel muito importante no sentido de resgatar a imagem corporal que foi perdida com a cirurgia oncológica. A reconstrução das mamas pode ser feita no mesmo tempo do tratamento oncológico ou após 01 ano. Podemos reconstruir as mamas utilizando prótese de silicone, expansores de provisórios ou permanentes de pele, retalhos cutâneos, retalhos musculares e retalhos micro cirúrgicos.

Hoje em dia com o diagnóstico precoce do câncer a mulher pode retirar apenas a lesão sem modificar em nada o contorno mamário. Pode-se retirar apenas um quadrante da mama e a reconstrução ser feita como se fosse uma mastoplastia estética convencional. Em tumores maiores a mastectomia deve ser feita e a reconstrução será mais complexa, utilizando próteses, expansores ou retalhos musculares a depender do caso clínico. A reconstrução da aréola e da papila mamária também pode ser realizada com muito sucesso.

Como mensagem final o mais importante para as mulheres é ficarem de olho e fazerem o exame mamográfico a cada ano e visitarem seu médico mastologista regularmente.




Dr. Genês Lopes

Membro da Federação Iberolatino Americana de Cirurgia Plástica.

Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Membro Especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Serviço de Cirurgia Plástica da plasma clínica.

www.drgeneslopes.com.br

    

 

 





A CLÍNICA

COMO CHEGAR

AGENDE SUA CONSULTA

 
Dr. Genês Lopes

QS 03 - Lotes 3, 5, 7 e 9 - Ed. Pátio Capital, Loja 225
Pistão Sul, Taguatinga - Distrito Federal
Prédio novo ao lado da Feibox e em frente ao Extra
Como chegar?